“ERA UMA VEZ…”
Quem não gosta de ouvir histórias?!
As crianças adoram também!
Sendo assim, neste semestre, optamos por trabalhar um projeto que pudesse envolver a escola e toda a família.
Um projeto literário tem uma função muito importante, que é propor situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a fomulação de explicações sobre diferentes situações e a busca de cultura e sabedoria, transformando as crianças em descobridores de conhecimentos escondidos entre as linhas de uma história.
Neste campo das descobertas, trabalharemos com a interdisplininaridade, mostrando que os diferentes assuntos (conteúdos) podem e deve “conversar” entre si para que a aprendizagem seja realmente significativa e contextualizada para o nosso pequeno leitor.
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, às vezes cheio de mistérios e surpresas, com conteúdos interessantes, curiosidades, que divertem e ensinam. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis em sala de aula ou em sua casa, que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento. Sugerimos aos responsáveis por nossos alunos que estimulem a leitura dos livros em casa e acompanhem a realização das atividade propostas pelas professoras, incentivando a reponsabilidade e entusiasmo.
A sistematização, organização das atividades e descobertas serão por meio da confecção de um portfólio que será entregue ao final do semestre. As diferentes formas de registros darão ao trabalho um encatamento especial, pois, de maneira coletiva, as crianças perceberão a opinião do outro, aprendendo a respeitar, dividir e colaborar. Essa dinâmica permite que a criança aprenda que a leitura ensina além das letras, palavras e textos, como valores, conhecimento, reflexões e muito mais.
E neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior serã a possibilidade dela, tornar-se um adulto leitor. Ler histórias para um criança desenvolve nela a capacidade de imaginar, o gosto pela leitura, a criatividade, a capacidade de interpretar e de se comunicar. E isso tudo eles encontram no Peixinhos do Atlântico!